Regra geral apenas utilizamos a água filtrada para beber, e não no preparo da comida, como as massas ou as sopas.

Cozinha e água filtrada – a influência no resultado

Se já foi a um café especializado (aqueles modernos o latte art é popular) deve ter reparado que a água utilizada para o preparar o café, ou vem de uma garrafa, ou é filtrada. Muitos perguntam “Qual a diferença em preparar um café com água da torneira ou da garrafa?”. Alguns não consideram uma diferença significativa no sabor, mas, a água é tão importante quanto o café que utiliza.

Água da torneira na culinária

A verdade é que regra geral prestamos mais atenção à água que bebemos do que a que usamos para cozer a massa ou preparar a sopa. Percebemos que possa ser devido ao gosto do cloro e outras substâncias, estarem camuflados entre os demais ingredientes da receita, mas será que não é mesmo percetível?

Culinária e a água filtrada

Como já discutimos num post anterior – Devo cozinhar com água filtrada? – , foi realizado um estudo no Corsa para verificar como a qualidade da água influenciava a textura e o sabor dos alimentos. Com a participação de um consultor gastronómico externo que analisou em profundidade como 40 alimentos se alteram quando tratados com água da torneira ou água de osmose Corsa, especificamente Osmótica.

Infusões, cozedura de carnes, legumes, peixes, leguminosas, massas e arroz, como também técnicas como a congelação, dessalga, cozedura ou hidratação foram os protagonistas deste estudo em que o gastronómico avaliou posteriormente os resultados através de uma prova cega. Estas foram as conclusões: 

  • No caso da batata , em água purificada cozinhou em menos tempo do que na água da torneira. 
  • O arroz branco, cozinhado em água filtrada, manteve uma cor melhor e também levou menos tempo para cozer, economizando energia. 
  • No caso do caldo de peixe , o resultado ficou menos turvo e com um sabor mais ‘fino’, quando cozinhado com água osmótica.
  • Cafés e outras infusões eram mais saborosos com água filtrada.
  • Finalmente, observamos mais uma vez um menor tempo de cozimento no caso de alimentos de cozimento longo, como feijão ou lentilha.

A influência na nossa saúde?

Já sabemos que a água pode modificar o sabor, mas e a nossa saúde? Uma vez que a água que usamos para cozinhar influencia não só o resultado do prato, mas também outros fatores como o tempo de cozedura.

O consumo prolongado dos produtos químicos contidos na água da torneira pode causar problemas a longo prazo. Mas o que diz a OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre o uso de água na cozinha?

  1. No caso de utilizar água como ingrediente do prato, esta deve ser a mais pura possível.
  2. E é especialmente importante, afirmam, que prestemos atenção à água que usamos para lavar as verduras.

Em suma, está provado que cozinhar com água filtrada como a que obtém com Osmotic de Corsa é mais saudável e saboroso.

Partilhar

Artigos Relacionados

Filtro de carvão ativado ou sistema de osmose inversa: qual a melhor escolha para a sua água?

Quando se trata de melhorar a qualidade da água em casa, surgem muitas opções — e duas das mais procuradas são os filtros de carvão ativado e os sistemas de osmose inversa. Ambos melhoram a água, mas com finalidades e níveis de purificação diferentes. Neste artigo, explicamos as principais diferenças e ajudamos a escolher a solução mais adequada para si. Porque na Fonteval, cada gota faz a diferença.

leia este artigo em 4 minutos.

A tua pele sente a diferença: o impacto do cloro e como um descalcificador pode ajudar.

A qualidade da água que usamos em casa tem um impacto direto na saúde da pele e do cabelo. O cloro e a cal, presentes na água da rede pública, podem causar secura, irritação e desconforto. Neste artigo, mostramos como um descalcificador, como o Olympia Plus da Fonteval, pode ajudar a proteger o seu bem-estar. Porque tudo começa na água. Saúde a cada gota.

leia este artigo em 4 minutos.