Que Quantidade de Água deve Beber por Dia?

Todos os adultos precisam de beber cerca de 2 litros de água por dia, no entanto, essa quantidade é apenas uma estimativa. A quantidade exata de água que cada pessoa necessita diariamente varia de acordo com o peso, idade, estação do ano e outros fatores, como prática de atividade física, já que durante o exercício se perde mais líquidos através do suor, sendo necessário consumir mais água.

A água corresponde a cerca de 60 a 70% da composição corporal total, sendo fundamental para o bom funcionamento do organismo, assim a forma mais adequada para determinar a necessidade diária de água é através de um cálculo que considera o peso e a idade da pessoa.

Como calcular a quantidade de água necessária

Para descobrir a quantidade de água que deve ingerir por dia são utilizados os seguintes valores, que variam de acordo com a idade:

  • Jovens (até os 17 anos) – 40 ml por cada kg
  • 18 a 55 anos – 35 ml por cada kg
  • 55 a 65 anos – 30 ml por cada kg
  • Mais de 66 anos – 25 ml por cada kg

Pessoas que praticam atividade física precisam de ingerir mais de 500 ml a 1 litro de água por cada hora de atividade física, aproximadamente, principalmente se transpirar muito durante o treino. Em conjunto, é importante lembrar que as diferenças de temperatura também influenciam a quantidade de água recomendada por dia. Assim, para perceber quanta água deve beber, com maior precisão, consulte um nutricionista.

A sede é o primeiro sintoma de desidratação, por isso, não deve esperar ter sede para beber água. Boca seca e urina amarela-escura com um cheiro forte, são mais sinais de desidratação. ​​Caso apresente estes sintomas, beba água, sais de hidratação oral, soro caseiro ou água de coco. Caso os sintomas persistam, é essencial realizar uma consulta médica. Conheça a importância da água no verão.

Beber muita água é prejudicial?

Ingerir mais água do que o indicado para a sua idade e peso pode ter efeitos negativos, principalmente se tiver doenças. Assim, provocando inchaço em todo o corpo, dificuldade para respirar, aumento da pressão arterial, desequilíbrio dos minerais na corrente sanguínea e sobrecarga dos rins.

Ao mesmo tempo, pessoas abaixo do peso ideal, para a idade, e altura não devem ingerir mais de 1,5 litros de água por dia. Podendo tornar o sangue muito diluído, com uma baixa concentração de sódio, o que pode provocar tremores e confusão mental.

Por outro lado, o consumo de mais de 2 litros de água por dia em pessoas que não possuem doenças ou que estão no peso ideal para idade e altura não faz mal a saúde, o máximo que pode acontecer é aumento da frequência urinária.

Por que se deve beber água todos os dias?

Beber água ajuda a emagrecer, favorece a hidratação das fezes no caso de prisão de ventre, favorece a produção de enzimas e de saliva para a digestão, e melhora a aparência da pele. Além disso, a água é o principal constituinte do corpo humano, importante para o metabolismo, já que todas as reações do organismo necessitam de água.

Ao beber água em jejum estimula o sistema gastrointestinal após o longo período de jejum (as horas em que se encontrou a dormis, sem a entrada de qualquer líquido ou sólido), melhorando o funcionamento do intestino.

Partilhar

Artigos Relacionados

17 dicas para poupar água em casa

A água é um recurso precioso que devemos preservar e utilizar de forma responsável. No entanto, muitas vezes, sem percebermos, acabamos por desperdiçá-la no nosso dia-a-dia.