Benefícios da água alcalina

Nenhuma outra substância é tão importante para a nossa saúde como a água! Mas já ouviu falar da água alcalina e os seus benefícios para a saúde?

Nos dias de hoje, devido ao estilo de vida de má alimentação, sedentarismo, stress e toxicidade do meio ambiental, os cientistas apontam uma acidose metabólica leve, isto é, um desequilíbrio no nosso organismo, apontando um aumento de substâncias ácidas no que consumimos. Esta situação leva-nos a experimentar, cada vez mais prematuramente, diversos sintomas como a dor de cabeça, cansaço, dor crónica geral, osteoporose, obesidade, gastrite, diabetes tipo 1 e 2, cancro, depressão e ansiedade, entre outras.

Assim, é essencial reequilibrar o nosso pH corporal com alimentos alcalinos! Sendo o método mais rápido e seguro, o consumo de água alcalina ionizada.

Possíveis benefícios

Dito isto, vamos falar sobre os benefícios da água alcalina no nosso corpo, para além, da redução das chances de obter as doenças acima enumeradas.

  • Saúde intestinal: A água ionizada possui um potencial negativo de redução de oxidação (antioxidantes), significando que pode oferecer propriedades desinfetantes extra, que ajudará na proteção contra microrganismos perigosos para a saúde do intestino.
  • Glicação, Alzheimer e Diabetes: A glicação é uma reação que ocorre quando moléculas de açúcares simples, como frutose ou glicose, se colam a proteínas ou gorduras sem a moderação de uma enzima. Deste processo resulta a formação de moléculas que estão associadas a riscos para a saúde, como a doença de Alzheimer e diabetes. Nisto a água ionizada parece reduzir parcialmente os níveis de glicação fígado e os danos que poderia causar. Contudo estas conclusões foram tiradas de testes realizados com animais, o que nem sempre é uma certeza para o corpo humano, posto isto, atualmente realizam-se pesquisas e testes para saber o efeito no humano.
  • Na prática de exercício físico: Exercício físico intenso estimula os músculos a produzirem mais iões de hidrogénio em relação aqueles que consegue remover eficientemente. Assim, a acidez muscular aumenta e a fadiga instala-se. O hábito de beber água alcalina poderá aumentar a capacidade de resistência do organismo e “temperar” a acidez, melhorando assim o desempenho.

Onde encontramos água alcalina?

A água alcalina encontra-se em algumas das marcas de garrafa de água que conhecemos, basta sempre ter em atenção o nível do pH da água, isto é, precisa de ser maior que pH7 para ser alcalina.

Contudo, se pretende uma solução mais económica e amiga do ambiente opte por um filtro de água! A Fonteval oferece-lhe uma gama de opções para o satisfazer, visite já o nosso site e descubra!

Partilhar

Artigos Relacionados

17 dicas para poupar água em casa

A água é um recurso precioso que devemos preservar e utilizar de forma responsável. No entanto, muitas vezes, sem percebermos, acabamos por desperdiçá-la no nosso dia-a-dia.