Os meses de frio, muita chuva, várias peças de roupa, fome excessiva e menos vontade de beber mais água chegaram. É justamente neste período do ano que é costume ingerir uma menor quantidade de água, sendo uma das explicações para isso o facto de transpiramos menos nesta épocas do ano do que em outras.
Assim, temos a falsa sensação de que não precisamos de beber mais água.
A ingestão inadequada de água somada ao maior gasto energético do corpo, devido a maior necessidade do nosso gerar calor, pode levar a desidratação significativa.
Por assim ser difícil continuar a se hidratar de maneira apropriada neste período do ano, apresentamos 6 dicas que lhe ajudarão a ingerir mais água no inverno.
1 – Tenha uma garrafa sempre perto de si
Manter uma garrafa de água, grande ou pequena, por perto pode ser muito útil. Ao visualizar este objeto lembrar-se-á de beber mais água. A vantagem do frio nesta situação é que, ao deixar a água em temperatura ambiente, a ingestão pode se tornar um ato mais confortável.
2 – Aproveite a era digital
Hoje em dia, graças à tecnologia, há aplicações para todo tipo de situação. Como aplicações grátis para lembrá-lo de beber mais água.
Se não gosta muito destas aplicações, experimente definir alguns alarmes ao longo do dia, estes ajudarão-no a relembrar que deve beber água.
3 – Experimente águas aromatizadas
Se não acha graça a ter de beber água mineral pura, opte pelo preparo de águas aromatizadas. Além de dar sabor à água, as frutas usadas no processo de aromatização da água podem fornecer excelentes substâncias protetoras da imunidade, muitas vezes comprometidas no inverno.
4 – Opte por alimentos ricos em água
Nada substitui a água na hora de se hidratar, porém, escolher alimentos ricos em água, pode aumentar o grau de hidratação do organismo. Assim, opte por ingerir mais pepinos, melancia, alface, tomates e até mesmo uma sopa ou um caldo.
5 – Estipule metas para beber mais água
Estabelecer metas sobre uma certa quantidade de água a ser consumida diariamente pode auxiliá-lo a beber mais água no inverno. Assim, crie quantidades a serem ingeridas até determinado horário. Por exemplo, quatro garrafas pequenas de água antes do almoço, ou quatro copos cheios de água antes do almoço.
6 – Crie o hábito de beber água
Criar o hábito de ingerir água é talvez o principal ponto para uma boa hidratação no inverno. Tornar o ato parte da rotina permite que o comportamento flua sem nenhum tipo de sentimento de obrigação.
Pode tentar se lembrar de beber água todos os dias antes de ir para cama até que se torne uma atitude automática, por exemplo.
Beber água é importante em todas as estações do ano. E no inverno, devemos redobrar o cuidado, por ser nesta temporada que tendemos a estar mais suscetíveis a perder mais líquidos sem percebermos.
Assim, com uma excelente ingestão de água consiga um funcionamento regular do corpo:
- Bom funcionamento intestinal;
- Melhora da imunidade;
- Maior produtividade e concentração;
- Maior irrigação e oxigenação dos tecidos corporais;
- Bom funcionamento do sistema cardiovascular.