De que forma o Bisfenol A afeta a infância, gravidez e amamentação?

De que forma o bisfenol A afeta a infância, gravidez e amamentação?

O Bisfenol A, popularmente conhecido por BPA, é um produto químico utilizado especialmente na fabricação de plásticos, latas de alimentos, bebidas e biberões. 

É muito importante estar atento a este químico, uma vez que pode afetar o desenvolvimento da criança nas mais variadas fases (gravidez, amamentação, …).

Gravidez e amamentação

Existem diversos estudos que alertam para o perigo do bisfenol A e o que pode representar para as mulheres em período gestacional, uma vez que este químico consegue penetrar-se na placenta e no feto. 

Esta substância química, pode apresentar diferentes reações de pessoa para pessoa e pode ser influenciada por outros fatores como a idade. No caso dos fetos, que apresentam metabolismos mais lentos, o bisfenol A mantém-se no corpo por um período mais longo e, por consequência, demora mais tempo para ser completamente removido. 

O bisfenol A pode também apresentar efeitos prejudiciais no sistema reprodutor, no sistema endócrino, no desenvolvimento do cérebro ou, até mesmo, desenvolver alguns cancros.

Um estudo apresentado no ENDO em 2019, um encontro anual de endocrinologistas realizado em New Orleans, nos Estados Unidos, e realizado em mulheres grávidas detetou que existe uma modificação dos ritmos circadianos após a exposição a este químico, podendo provocar hiperatividade nos filhos das gestantes. 

Como evitar o Bisfenol A?

Para evitar o contacto com este químico é essencial reduzir ao máximo os recipientes de plástico sem BPA, e optar por recipientes de bambu ou de vidro, principalmente para guardar comida. Evite ao máximo, aquecer comida ou líquidos em objetos que contenham plástico e não utilize embalagem que estejam estragadas. 

Utilizar um sistema de tratamento de água em sua casa pode ser um passo para evitar esta substância, uma vez que este sistema permite desfrutar de água de qualidade sem necessitar de utilizar garrafas ou jarros. 

Na Fonteval encontra diversas soluções de tratamento e filtragem de água para uso doméstico que deixam a água pura e descontaminada. Visite o nosso site e encontre a solução mais indicada para si e para o seu bem-estar.

Partilhar

Artigos Relacionados

17 dicas para poupar água em casa

A água é um recurso precioso que devemos preservar e utilizar de forma responsável. No entanto, muitas vezes, sem percebermos, acabamos por desperdiçá-la no nosso dia-a-dia.