Como aproveitar a água da chuva?

Aproveitar a água da chuva é uma ação valiosa, pois, muitas vezes, é desperdiçado pela população. O uso sem tratamento, desta água, não é recomendado para a ingestão, contudo possui diversas finalidades não potáveis que contribuem para a poupança de água.

Leia também: Como consumir Água de forma mais Sustentável?

Como aproveitar a água da chuva?

Aproveite a água da chuva de diversas formas, por pessoas comuns em casa ou por empresas que possuem sistemas de captação mais avançados. Em casa recolha a água por meio de baldes, por exemplo, ou, acrescente sistemas mais complexos e eficazes durante a fase de construção da sua moradia.

A água da chuva pode ser usada para diversas atividades domésticas. Uma vez que não prejudica as plantas, utilize sem receio para regar o jardim e a horta. É importante ressaltar que a irrigação deve ser feita preferencialmente à noite ou pela manhã, evitando a evaporação e o pouco aproveitamento de água pela planta.

Para a higiene doméstica

Utilize a água da chuva, igualmente para lavar a casa, as calçadas e até mesmo o carro. Estima-se que, ao lavar uma calçada por 15 minutos com a mangueira, por exemplo, uma pessoa gasta em média 279 litros de água. Ao utilizar um balde com água da chuva, aproveita um recurso que ia se perder e ainda economiza água tratada.

Benefícios do acúmulo e proveito da água da chuva

Em certas áreas que a seca é notória, a água encontrada é insalubre. Assim, a alternativa foi criar maneiras de utilizar a água da chuva para o consumo humano. Nestes locais, a água é acumulada em cisternas e passa por processos simples de tratamento, para fins potáveis.

Aproveitar a água da chuva é simples e economiza uma grande quantidade de água tratada. Assim, uma ótima forma de ajudar a diminuir os impactos da crise hídrica do mundo. Ao mesmo tempo, ao utilizar a água da chuva auxilia na diminuição das enchentes nas cidades, pois ao captada pelo indivíduo, não é acumulada sobre o solo impermeável dos grandes centros urbanos.

Partilhar

Artigos Relacionados

17 dicas para poupar água em casa

A água é um recurso precioso que devemos preservar e utilizar de forma responsável. No entanto, muitas vezes, sem percebermos, acabamos por desperdiçá-la no nosso dia-a-dia.