A osmose inversa é um dos mais eficazes processos de purificação de água. É também considerado um procedimento ecológico, com baixo consumo de água e energia elétrica.
A qualidade da água obtida através da osmose inversa resulta da sua eficácia na eliminação da maioria dos elementos iónicos e não-iónicos, coloides, micropartículas e microrganismos.
Esta tecnologia produz água ultrapura para consumo humano, sendo também muito adequada no tratamento de águas residuais e aplicação em diversas indústrias (farmacêutica, alimentar, produção elétrica, entre outras).
Processo da Osmose Natural
Este processo físico-químico envolve o movimento seletivo de substâncias através de uma membrana semipermeável. Esta membrana apresenta poros que são permeáveis à água, mas que retêm e impedem a passagem de outros contaminantes.
Já a osmose inversa é o processo reverso, somente tornado possível através da aplicação de uma força externa, isto é, uma pressão que seja superior à pressão osmótica.
Osmose Inversa produz água pura e de qualidade para o humano
A osmose inversa é considerada uma das técnicas mais eficazes, sendo utilizada há mais de meio século, no tratamento de águas. Começou a ser utilizada com o objetivo de retirar o sal da água do mar
O processo está dependente de diversos fatores:
- Tipo de membrana
- Controlo do fluxo de água
- Qualidade da água de origem
- Temperatura
- Pressão
Vantagens
- Nas zonas em que há suspeita de água contaminada, este sistema torna a água para consumo totalmente segura
- Remoção de pesticidas e herbicidas da água, sobretudo em zonas com explorações agrícolas ou pecuárias nas imediações
- Remoção de iões e metais nocivos para o organismo, como o arsénio, mercúrio, nitratos, entre muitos outros
Desvantagens
Alguns minerais essenciais são também removidos aquando o processo de osmose inversa.
Como funciona no tratamento da água?
Esta técnica envolve a presença de uma pressão externa que permite reverter o processo natural de movimentação de água. O sistema de purificação de água é constituído, desta forma, por uma bomba de pressão e outros componentes. A osmose inversa e uma técnica de separação extremamente eficaz, removendo 95-99% de contaminantes, incluindo químicos orgânicos e pesticidas.
Alguns exemplos de iões e metais nocivos removidos pelo processo de osmose inversa:
- Arsénico
- Sulfato
- Bário
- Cobre
- Mercúrio
- Chumbo
- Níquel
- Nitratos
- Cloretos
- Crómio
A osmose inversa é também eficaz na remoção de:
- Partículas microscópicas e ferrugem;
- Bactérias;
- Químicos, como por exemplo, o flúor e o cloro.
Lembre-se sempre que a qualidade da água também é muito importante, para saber mais contacte-nos e visite o nosso site. Estamos localizados em Porto de Mós.