Consequências do plástico no meio ambiente aquático

Sabe o que é o Bisfenol A?
Fevereiro 17, 2020
A importância da hidratação na 3ª idade
Março 10, 2020

A realidade é que o plástico é um material muito presente no dia a dia das sociedades modernas e urbanas. Mas as consequências para o planeta e para os animais é realmente nefasta e chocante, em especial o plástico no meio ambiente aquático.

Se nada fizermos, se cada um de nós não começar a mudar os seus hábitos, a questão é, que mundo queremos deixar aos nossos filhos, aos nossos netos…?

Com pequenas alterações que podemos implementar no nosso dia a dia podemos ajudar a contribuir para reduzir a poluição do plástico na natureza.

Sabia que o plástico demora cerca de 400 anos a decompor-se na natureza?

A realidade é que o tempo que o plástico demora no seu processo de decomposição é mesmo muito longo. Representa várias gerações de seres humanos e, muitas mais quando falamos de animais. Sempre que uma pessoa lança uma garrafa de plástico para o mar ou para uma floresta por exemplo, existe uma alta probabilidade de algum animal vir a morrer devido ao seu acto.

Daqui a 30 anos haverá nos oceanos mais plástico no meio ambiente aquático que peixes.

Atualmente são depositados anualmente nos oceanos cerca de 8.000.000 de toneladas de plástico. Este comportamento dos seres humanos está a desequilibrar todo o ecossistema marinho.

Anualmente o plástico será responsável pela morte de centenas de milhares de animais marinhos.

A presença do plástico nos oceanos é realmente preocupante, na medida em que a morte por ingestão de plástico dos peixes está a por risco o ciclo reprodutivo das espécies marinhas, aumentando a sua probabilidade de extinção.

Outro problema é o plástico na formula de microplásticos que ao serem consumidos pelos peixes entram na cadeia alimentar humana com impactos ao nível da saúde das populações.

Atualmente, por cada minuto são compradas cerca de 1.000.000 de garrafas de plástico.

A produção massiva à base de plástico começou nos anos 50. Desde então o mundo produziu aproximadamente 8,3 biliões de toneladas de plástico.

Do valor acima somente cerca de 9% foram reciclados.

Necessitamos de aumentar consideravelmente a percentagem de reciclagem do plástico.

Segundo dados publicados pelo jornal Inglês The Guardien, em 2017 somente 50% das garrafas de plástico compradas, foram recolhidas para reciclagem e apenas cerca de 7% das garrafas produzidas foram convertidas através da reciclagem nem novas garrafas.

Dê o exemplo em sua casa, tenha água de qualidade, sem usar garrafas de plástico.

John Kenedy disse: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte-se o que você pode fazer por seu país.” 

É hora de dizer: “o que cada um de nós poderá fazer pelo seu país e pelo mundo”

Os equipamentos de filtragem e tratamento de água domésticos, permitem ter em sua casa água de alta qualidade na torneira da cozinha.

Sistema de água -> Miawa

Sistema de água -> Osmotic

Na Fonteval, preocupamo-nos com o planeta e orgulhamo-nos de proporcionar soluções avançadas de filtragem e tratamento de águas domésticas, empresariais e industriais.