Sabe o que é o Bisfenol A?

A importância da hidratação para os desportistas
Janeiro 23, 2020
Consequências do plástico no meio ambiente aquático
Fevereiro 23, 2020

Nos últimos anos, foram realizados diversos estudos à substância Bisfenol A para se perceber se era prejudicial para a saúde. Esta é uma substância presente em plásticos, de forma a tornar os próprios plásticos mais duros e resistentes.

Após todos os estudos, chegou-se à conclusão que esta substância era tóxica para o sistema reprodutor humano.

Bisfenol A

O Bisfenol A é utilizado há mais de 50 anos na produção de plásticos de policarbonato, visto que ajuda a torná-los mais resistentes.

Foi comprovado cientificamente que este composto pode passar para a comida quando o recipiente é aquecido com temperaturas altas e usado repetidamente.

Esta substância pode ser encontrada em diversos objetos, nomeadamente biberões, brinquedos de plástico, produtos de cosmética e papel térmico. Quando o Bisfenol A é consumido em excesso poderá ter consequências negativas para a saúde, sobretudo cancro da mamã ou da próstata e na infertilidade. No entanto, são necessárias grandes quantidades desta substância para que seja nociva para a saúde.

Evitar Bisfenol A

Visto que esta substância se encontra presente nas embalagens de plástico é fundamental que os mesmos sejam evitados.

Os produtos que estejam envoltos em plástico devem ser evitados, nomeadamente a água, que na maioria das vezes só está disponível em garrafas de plástico.

Aconselhamos que filtre a água e a mantenha numa garrafa sem plástico, de forma a evitar o Bisfenol A.

Se procura equipamentos de filtragem e tratamentos de água contacte-nos ou visite o nosso site. Poderá contactar-nos através do nosso telemóvel 969 105 710. Encontre tudo o que procura no nosso site e nas nossas redes sociais.

Saiba mais sobre a água que ingerimos e os microplásticos presentes nessa água no nosso artigo sobre Os microplásticos na água que consumimos.