Benefícios do pH alcalino na água

A qualidade da água afeta os animais de estimação?
Julho 24, 2020
O que não lhe contam sobre a Osmose Inversa
Agosto 28, 2020

A água alcalina ou água ionizada alcalina é referenciada como a água que está disponível no mercado com valor de pH alto. O pH da água é uma medida calculada a partir do balanço do ácido-base da água.

Habitualmente, o pH da água natural pode variar entre 6,5 e 8,5. Este é verificado pelo sistema de equilíbrio de dióxido-bicarbonato-carbonato do carbono.

O pH pode ser reduzido caso exita um aumento da quantidade de dióxido de carbono dissolvido na água. O contrário pode também acontecer, diminuir a quantidade de dióxido de carbono, fará aumentar o pH e assim desenvolver água alcalina.

O que determina a corrosibilidade da água é o seu pH, ou seja, a medida de como a água destrutiva está para os metais nos sistemas de distribuição de água. A água considerada corrosiva tem a capacidade de diluir metais, como é o caso do chumbo e o cobre. Como resultado desse efeito, esta água consegue aumentar consideravelmente a acumulação de metais na água potável.  Em consequência, quem beber desta água poderá desencadear problemas de saúde.

A água com um pH menor que 7 é mais corrosiva relativamente à água alcalina. Tratar a água com produtos químicos alcalinos de forma a aumentar o seu pH ajuda a melhor e a diminuir a corrosibilidade da água.

Água alcalina

A água considerada alcalina pode ser desenvolvida pela eletrólise da água. Este processo faz a separação dos componentes ácidos e alcalinos presentes na água.

Quando a água provém de rochas recolhe minerais e torna-se alcalina na Natureza. Da mesma forma, a água eletrolisada pode também fornecer minerais, como magnésio e cálcio.

Benefícios da água alcalina para a saúde

Alguns estudos realizados conseguiram concluir que existem diversos benefícios sobre o consumo de água alcalina. A ingestão deste tipo de água pode agregar vantagens, como por exemplo:

  • Diminuição dos níveis de sangue de glicose;
  • Redução do colesterol;
  • Descer dos níveis de triglicéridos;
  • Melhorar o funcionamento metabólico.

Quando a água alcalina se apresenta com um pH mais elevado, apresenta uma capacidade de amenizar os ácidos do estômago e ajuda no funcionamento do aparelho gastrointestinal.

Além dos benefícios para a saúde, foi testado e comprovado que usar água alcalina para tomar banho melhora o aspeto da pele e problema relacionados com a mesma.