Só bebe água quando tem sede?

Manter-se hidratado ao longo do dia é essencial para o bom funcionamento do corpo. O nosso organismo é comporto por 60% de água. Assim, não deve beber apenas quando tem sede. Pois se chegar a esse ponto, significa que está desidratado.

Para além de hidratar, a água tem outras funções no nosso corpo – regular a temperatura corporal, ajudar no transporte de oxigénio e na absorção de nutrientes e melhorar o bom funcionamento dos órgãos. Para potenciar estes benefícios, deve ter em atenção as fontes de água, com a quantidade e qualidade da que consome.

Fontes de água

A forma mais direta de consumo de água é no seu estado natural, porém também está presente em vários alimentos. Assim, é essencial andar com uma garrafa para o consumo regular, mas é igualmente importante encontrar formas de aumentar o seu consumo e de manter uma alimentação o mais equilibrada possível.

Opte, por exemplo, por alimentos pouco industrializados — como frutas, legumes e vegetais.

Quantidade consumida

Procure saber a quantidade certa de água que deve consumir conforme as necessidades do corpo. Beber todos os dias a quantidade certa é difícil, por isso procure ferramentas para apoiar esta tarefa, como levar uma garrafa para todo o lado que se deslocar.

Se mesmo assim não resultar, procure utilizar uma aplicação que o relembre, por alarmes, a consumir água recorrentemente. Inicialmente, é provável que as notificações sejam cansativas, porém a ideia é que, com o tempo, não precise de lembretes e o consumo seja automático.

Qualidade da água

A qualidade é o ponto-chave desta jornada. Uma água de qualidade é aquela que é livre de substâncias nocivas, como o cloro, que está presente nas nossas torneiras e chuveiros.

Em simultâneo, a torneira que não possui um filtro tende a apresentar o pH neutro, não reunindo, assim, todos os minerais que o corpo requer para funcionar de forma eficiente. A solução está na aposta em água purificada, com um pH alcalino, rica em minerais como o magnésio.

Pode consumi-la a qualquer momento, desde que tenha um equipamento purificador instalado em casa, ligado diretamente à canalização para fazer a filtragem mais adequada. Assim, estes equipamentos permitem que sejam instalados sem precisar de obras na cozinha.

Partilhar

Artigos Relacionados

Perigos da água dura e a solução dos descalcificadores

A água dura é um problema comum em muitas casas, causando várias complicações. O calcário acumulado pode danificar eletrodomésticos, obstruir tubagens e degradar canos e torneiras, aumentando os custos de manutenção e diminuindo a eficiência dos aparelhos.