Segundo dados recolhidos pela Organização não governamental de ambiente, Greenpeace, a produção global de plásticos evoluiu estrondosamente nos últimos 50 anos. No entanto, é de notar que na última década o número de plástico fabricado equivale a todo o plástico produzido até hoje.
Por ano, cerca de 500.000 milhões de garrafas de plástico são fabricadas. Estas garrafas são prejudiciais para o meio ambiente pois elas são feitas a partir do petróleo, que necessita de energia para ser produzido e distribuído e, consequentemente, contamina o ambiente quando não depositado corretamente na reciclagem.
Efeitos das garrafas no meio ambiente
- Uma garrafa de plástico pode demorar cerca de 1.000 anos a degradar-se;
- São precisos, aproximadamente, 100 mililitros de óleo por cada garrafa para as fabricar;
- A maioria destas garrafas são despejadas em aterros sanitários, da qual são precisos incinerar os resíduos, o que origina maior poluição ambientar;
- Os oceanos são muito afetados com o uso de garrafas de plástico. Segundo um artigo da revista Science, em 2050 haverá mais plásticos no oceano que peixes.
Reduzir o impacto das garrafas de plástico
- Água filtrada em casa: instalar um sistema de osmose inversa é excelente para ter água de qualidade em casa sem que a mesma seja engarrafada. Este sistema é benéfico para o ambiente e fica mais económico que comprar garrafas engarrafadas.
- Garrafas de água reutilizáveis: esta é uma excelente ideia para evitar comprar garrafas de plástico. Atualmente, existe uma diversidade de garrafas reutilizáveis.
- Compra a granel: comprar a granel é cada vez mais comum. Nas compras a granel é possível reutilizar diversos materiais, como o plástico ou o vidro. Esta é uma excelente opção para reutilizar materiais que tenha em casa.