Bruxelas alerta para água potável imprópria para consumo

A Comissão Europeia voltou a alertar de que há zonas em Portugal em que a água da rede pública não é segura para consumo humano. Bruxelas dá um prazo de dois meses a Lisboa para apresentar uma justificação pelo incumprimento das regras, sob pena da aplicação de multas.

Segundo a TSF, quase oito anos depois da entrada em vigor das normas da União Europeia, Bruxelas diz que a água potável em Portugal continua a não ser segura para consumo humano em muitos locais, apesar de não adiantar quais.

Há três anos, o Tribunal de Justiça comunitário avisava Portugal, pela primeira vez, de que a água potável infringia as regras por não cumprir sete dos requisitos impostos pela directiva da água.

Entre as falhas apontadas por Bruxelas está a existência de bactérias, bem como níveis irregulares de alumínio e ferro.
O comissário responsável pelo Ambiente considera inaceitável que, passado tanto tempo, Portugal não garanta ainda a segurança da água potável em todo o país, alertando para a ameaça da saúde humana caso o problema subsista.
Deste modo, Portugal tem dois meses para apresentar uma justificação à CE; caso contrário, Bruxelas pode pedir ao Tribunal de Justiça a aplicação de multas por cada dia em que o incumprimento persista.

Partilhar

Artigos Relacionados

Desporto e hidratação porque a qualidade da água faz a diferença no desempenho físico

Desporto e hidratação: porque a qualidade da água faz a diferença no desempenho físico.

No desporto, a hidratação é um fator determinante para o desempenho, a recuperação e o bem-estar. No entanto, mais do que beber água, é essencial garantir que a água consumida é de elevada qualidade. Uma água purificada contribui para uma hidratação mais eficaz, apoia o equilíbrio do organismo e ajuda os desportistas a responder melhor às exigências físicas do treino e da competição.