Falamos constantemente sobre a importância da água na gastronomia mas, e a água que usamos para cozinhar?
É tão importante ter água de qualidade para cozinhar como para ingerir, uma vez que a água é um elemento que intervém em diversos momentos da preparação de um alimento. Seja desde a limpeza dos mesmos à preparação de molhos e fundos.
Qual a importância da água
A Organização Mundial da Saúde (OMS), a esse respeito, aponta que se a água do cozimento for descartada é seguro usar a água da torneira, porém, se o alimento a absorver ou se a água for reutilizada para outra preparação, recomenda-se que seja a mais pura possível.
Além disto, e seguindo essa mesma lógica, deve-se usar uma água de alta pureza se a mesma for um ingrediente ou for utilizada em técnicas como escaldar, ou branquear, por exemplo, uma vez que o sabor do alimento difere consoante a utilização de água engarrafa ou da torneira. Um bom exemplo é o caso da utilização destes dois tipos de água na preparação do café, o sabor não será o mesmo.
Como é sabido por muitos, para tornar a água da torneira apropriada para consumo, esta é submetida a múltiplos tratamentos, como a passagem pelo elemento químico cloro, responsável por alterar o sabor dos alimentos. E ainda, dependendo se a água é mais ou menos dura, ou seja, contenha mais ou menos elementos de cálcio e magnésio, o paladar também será afetado.
O que fazer para evitar o problema?
A OMS também fornece algumas indicações a esse respeito: ao escolher utilizar água da torneira deve deixá-la escorrer um pouco antes de usufruir, e prestar atenção à sua cor. Se sair turva, mesmo que seja potável, não deve ser utilizada, da mesma forma que não deve fazê-lo se tiver um cheiro forte, pois é facilmente absorvido pelos alimentos.
Lembre-se que instalar um sistema de tratamento de água em casa é uma ótima ideia para ter água de qualidade e livre de sabores sem precisar de recorrer à água engarrafada e a todos os custos e plásticos que a mesma gera.
Na Fonteval encontrará diversas soluções de tratamento e filtragem de água para uso doméstico que deixam a água pura e descontaminada, não alterando o seu sabor, cor ou cheiro.