5 conselhos para reduzir o uso de plásticos

Beber água emagrece e deixa a pele mais bonita
Maio 26, 2020
Quantas garrafas de plástico usa por ano?
Junho 26, 2020

Nos últimos anos e atualmente, a preocupação com o meio ambiente cresceu consideravelmente. Esta preocupação advém pelo excessivo uso de plásticos que se tornou num dos principais responsáveis pela destruição do meio ambiente.

Segundo estudos realizados pela Greenpeace (organização não governamental de ambiente), são produzidas por ano, cerca de 500.000 milhões de garrafas de plástico. Além de toda a produção de garrafas, a fabricação de plástico tem aumentado 900% em todo o mundo apenas neste ano.

Consciencialização

Atualmente, devido a todos os avisos feitos por diversas organizações mundiais e não só, as pessoas têm cada vez mais consciencialização sobre o uso de plásticos e o seu impacto para o meio ambiente. Cada vez mais pessoas têm adotado um estilo de vida mais sustentável e livre de plásticos, principalmente de garrafas de plástico.

Consequências do uso de plástico para o planeta

  • Difícil de decompor: Um saco de plástico pode demorar cerca de 10 a 20 anos a decompor-se e uma garrafa de plástico pode levar mais de 400 anos. Existem alguns plásticos que podem demorar até 1.00 anos para se decompor completamente.
  • Tóxico para os alimentos: Alguns plásticos são fabricados com aditivos que podem causar distúrbios na saúde.
  • Destrói o ecossistema: A utilização de plásticos em excesso danifica o ecossistema, principalmente por causa dos microplásticos libertados para o meio ambiente, os oceanos estão cada vez mais poluídos. Esta destruição danifica a faunas dos mares e a vida animal.

Como reduzir o plástico

  1. Usar sacos reutilizáveis e recicláveis: Os sacos reutilizáveis mais pequenos podem ser usados para transportar frutas e legumes. Os sacos maiores podem ser usados para transportar todas as compras ou outros objetos.
  2. Use garrafas reutilizáveis e mais resistentes: A prioridade deve ser sempre dada a garrafas mais resistentes e reutilizáveis. Desta forma, irá usar muitas mais vezes a garrafa do que uma de plástico.
  3. Reutilize recipientes de vidro: Esta é uma excelente forma de evitar o uso de caixas de plástico. Estes recipientes de vidro podem ser igualmente armazenados no frigorifico ou no congelador, sem que fiquem danificados.
  4. Use copos portáteis: Esta dica é mais direcionada para quem não dispensa um café pela manhã ou uma bebida quente.Levando o café de sua casa ou não, em vez de usar copos de plástico adote esta alternativa mais ecológica. Esta alternativa, pode também ser uma excelente opção para as idas ao dentista e usar o seu próprio copo, ao invés de um de plástico.
  5. Use fraldas de pano: Esta é uma dica dedicada para as mães e pais de crianças mais pequenas. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, cerca de 8 bilhões de quilos de fraldas descartáveis são usadas apenas na América. Cada vez existem mais alternativas no mercado em relação às fraldas reutilizáveis.

Todas estas alternativas são boas opções a nível ecológico. Por mais pequena que pareça a nossa mudança, é enorme para o impacto que temos no ambiente, seja num ano ou em mais e poderá também incentivar mais pessoas a fazer o mesmo.